A atividade da unidade 9, da página 41 foi desenvolvida na Fase VI.
Foi lido o texto: A Cigarra e as formiga. Ocorreram dificuldades de compreensão, sobretudo porque já existe naturalmente dificuldade em entender textos em forma poética, devido à questão da ordem inversa das frases. Eu fiz a leitura com eles, destacando vários pontos da inversão das frases, o que ajudou a ser mais bem compreendido.
Foram lançadas as seguintes questões:
Após atenta leitura do texto, responda
1 – Por que a cigarra ficou sem trabalhar no verão?
2 – Como foi a atitude da formiga quando ela lhe pediu comida?
3 - Por que a jovem cigarra cantava o tempo todo durante o verão?
4 – Como você agiria diante da formiga?
5 – Em que gênero textual está o texto?
7 – Cite qual é a mensagem do texto.
Foi feito também, um trabalho com o uso do dicionário, por haver várias palavras desconhecidas ou pouco usada no cotidiano do aluno, tais como: ‘provisão’, ‘bocado’, ‘mora’, ‘obsequiosa’, ‘imprevidente’. Ocorreu inclusive um esclarecimento muito bem recebido por eles, quando lhes disse que bocado, na verdade era o nosso ‘famoso’ ‘mucado’.
Várias considerações orais foram levantadas. Aproveitei inclusive o momento para fazer comentários sobre o autor - Jean de La Fontaine e reforçar a importância desse autor dentro da Literatura.. Depois do debate oral, lancei algumas questões escritas com o com o objetivo de fixar a mensagem passada pela história.
Sobre a questão da atitude da Formiga, alguns acharam que ela estava certa, já que a Cigarra ao invés de fazer sua provisão também, ficou cantando a verão inteiro, ao passo que a Formiga ficou ‘ralando’, para fazer sua provisão de alimento.
Outros acharam que foi uma atitude egoísta, ‘pão-dura’ por parte da Formiga.
Após o trabalho com este texto, passei-lhe uma outra fábula: A galinha dos ovos de ouro, para eles fazerem uma produção de texto.
Quem foi Marcos Freesz?
Há 14 anos
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