terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA TP3 página 74

Entreguei o texto/música: “Construção” de Chico Buarque de Holanda. Deixei que eles lessem primeiro. A leitura do texto feita por eles mostrou-se levemente confusa, sobretudo por causa do uso de algumas metáforas e do caráter ambíguo (e proposital) de algumas frases/versos.
Somente após a leitura do texto, foi que eu trouxe o aparelho de CD, e coloquei a música para que eles ouvissem. Num primeiro momento causou estranheza, mas na segunda vez já houve uma receptividade muito boa, o que me obrigou a colocar novamente a música para que a ouvissem até 4 vezes.
Pedi que fizessem um pequeno teatro sobre a história narrada. Após a compreensão mais ampla do texto, percebi certa comoção por parte deles.
Comentei com eles a questão das inversões que se dão na última estrofe do texto. Foi então que eles se deram conta que, mesmo invertidos os versos, todas frases ainda ficam com sentido. Citei que aquela era apenas uma das genialidades do autor Chico Buarque.
Chamei-lhes a atenção para analisar que sempre as últimas palavras de cada verso tratavam-se de palavras proparoxítonas, o que causou muita admiração.
Aproveitei a oportunidade do texto para reforçar a questão do sentido literal e sentido figurado das frases, o que foi muito bem recebido.
Como atividade, passei-lhes provérbios e ditados populares para que pudessem explicar, ora no sentido literal, ora no sentido figurado.

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